Os Cinco Mitos Sobre o Reforço Escolar

mitos-reforço-escolar-img-2

O reforço escolar é um serviço de alta popularidade que é prestado em todo o Brasil (e fora dele também) desde tempos longínquos. Praticamente qualquer pessoa conhece o termo e tem uma noção de como o reforço funciona.

Ainda assim, existe uma série de mitos que dificultam a compreensão de pais e de alunos quando surge a necessidade da realização de aulas de reforço, muitas vezes gerando preconceito e até mesmo um adiamento desnecessário da contratação do serviço.

Por esse motivo a equipe do Professor Top resolveu escrever esse artigo. Vamos explorar os cinco mitos mais comuns e explicar porque não se deve deixar enganar por eles. Vamos lá!

1 – Só faz reforço escolar quem está abaixo da média exigida na escola.

O reforço escolar serve tanto para o aluno que está abaixo da média como para o que está acima da média. Não é raro termos alunos que têm ótimas notas no boletim, mas que, no entanto, procuram o serviço de reforço para aumentarem ainda mais as suas notas.

2 – O reforço escolar é um serviço de emergência, que deve ser procurado apenas quando o aluno já está em uma situação complicada ou muito atrasado em relação ao conteúdo.

 Apesar de ser verdadeiro que grande parte dos pais e/ou alunos procuram o reforço somente quando se aproximam as provas ou até mesmo quando o aluno já ficou para a recuperação, o ideal é que as aulas sejam tomadas com maior antecedência possível em relação aos exames, de preferência assim que for detectada a necessidade de reforço. Dessa forma, será mais fácil sanar eventuais déficits e promover o aprendizado de forma completa.

3 – O lugar mais apropriado para se ter aula de reforço escolar é em casa.

 Assim como o trabalho em casa (Home Office) costuma exigir disciplina muito maior do trabalho fora de casa, a realização de aulas domiciliares também exige mais do aluno do que as aulas em ambiente externo, destinado para o ensino. A razão para isso é que quando se está em casa, o cérebro automaticamente entende que se está em um ambiente propício ao relaxamento e realização de uma série de atividades que são próprias do lar – via de regra estudar e trabalhar não estão inclusas nesse rol – elevando a dificuldade de concentração e afetando o rendimento dos estudos.

Não estamos querendo dizer que ter aulas de reforço em casa não seja uma alternativa viável. Muito pelo contrário, é algo que comprovadamente funciona, mas quando se trata de otimização de estudos ter aulas em um ambiente externo e apropriado para o ensino é a alternativa que traz melhores resultados.

4 – O melhor professor de reforço é o que tem o melhor currículo e os melhores títulos acadêmicos.

Infelizmente não é um tarefa tão linear encontrar um bom professor de reforço escolar. Um bom profissional dessa área precisa ter uma série que características que não se obtêm por meio de títulos ou certificados, como por exemplo a capacidade de entrosamento com o aluno, a percepção do método mais apropriado para ensinar um determinado conteúdo e dinamismo para se reinventar quando surgem dificuldades inesperadas.

Muitas vezes o aluno aprende melhor com o colega de classe do que com o professor PhD. em Astrofísica formado em Harvard. Ou seja, o professor de reforço escolar tem que ter, acima de tudo, boa didática, embora o conhecimento sólido do conteúdo a ser ministrado também seja de extrema importância.

5 – “Reforço escolar é tudo igual”. O melhor reforço escolar é o mais barato.

A regra geral do setor de serviços é que profissionais que não se valorizam, não prestam serviços em alto grau de excelência. Quando se fala de reforço escolar, essa regra cai como uma luva.

O reforço escolar, ao contrário do que muitos pensam, não é um gasto – é um investimento! Quando se contrata tal serviço, o cliente está investindo em um melhor rendimento escolar para se tornar mais capacitado e mais competitivo na sociedade, e não somente um aumento numérico em notas de testes.

Por outro lado, também é falso afirmar que o melhor serviço é automaticamente o mais caro. Para saber qual é o melhor reforço escolar o cliente deve procurar conhecer o estabelecimento que fornece o serviços, o professor que vai ministrar as aulas e, de preferência, realizar uma aula experimental antes de fechar o contrato.

Portanto, é muito importante, quando da busca de reforço escolar, atentar para o custo-benefício das aulas, pois é todo o futuro do aluno que está em jogo.

Fim.

É isso aí, caro leitor! Esperamos que o artigo tenha desmistificado, de uma vez por todas, os mitos do reforço escolar. Fique à vontade para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar nosso conteúdo no Facebook e/ou Twitter.

0 responses on "Os Cinco Mitos Sobre o Reforço Escolar"

    Deixe sua mensagem

    Cursos e Assessoria Educacional

    Venha Conhecer

    Rua das Carnaúbas, Lote 04
    Ed. Plaza Mall & Office
    Sala nº 502
    Águas Claras Norte - DF

    Ligue

    (61) 3575-0400
    (61) 99620-3766

    Siga-nos

    Validar Certificado

    Meios de Pagamento

    Banner PagSeguro

    Direito de Cópia @ 2017 Professor Top LTDA - 01.123456/0001-02